Monday 12 February 2007

Coisas simples

Quanto e que os meus amigos acham que custa, em media, um corte de cabelo aqui por estes lados? Ah pois e... mas sao essas as coisas simples que fazem parte da vida de todos (menos para aquela rapaziada com deficiencia capilar e para os quais aproveito desde ja para mandar um grande abraco). Dizia eu que em media, um corte de cabelo nesta terra nao se faz por menos 5000JPY (mais ou menos 30Euros). Ora aqui o luso-japa achou que tal quantia serviria para cortar o cabelo durante um ano inteiro la na barbearia do Ti Antonio... vai dai, comecei a fazer um Benchmarking para tentar perceber quem, onde e por quanto!

Perguntar aos colegas Japas onde cortam o cabelo... e para esquecer, nao que eu tenho um cabelo estilo corte de revista, mas porque nao me revejo com alguns dos cortes e cores que por aqui vejo. Teria de ser alguem que tivesse o habito de usar o cabelo bem curtinho, estilo o meu. Numa conversa de almoco com um colega americano, fiz-lhe a pergunta "olha la, tu ja ca estas vai para 3 anos... ou o teu cabelo nao cresce, ou deves cortar em algum sitio porreiro". O amigo Tod nao so esclareceu-me que existia um sitio que fazia cerca de 2500JPY... basicamente metade dos precos que eu ja estava habituado a ver, como o rapaz desenhou um mapa para la chegar (thank you Tod). Assim foi, no Sabado passado (10Fev) fiz-me a estrada montado na bike e ai fui eu na espinhosa missao de encontrar uma barbearia tradicional em Toquio. Apos 1h30m de luta intensa contra a estrada... la dei com o sitio.

Local tipicamente familiar que muito provavelmente assustaria a malta habituada aos cabeleireiros mais sofisticados mas fez-me sentir um pouco em casa. De novo, demoram tempo, muito tempo, mas o que fazem e com arte e com dedicacao. Mes que vem volto la! ahhh e paguei 2750JPY :o)

Pelo caminho tive a oportunidade de fotografar algumas curiosidades, como por exemplo, um Hospital para animais.

Caros, nao pretendo fazer qualquer critica ao que e nosso e que muito estimo, mas este local de recuperacao para os animaizinhos de estimacao era de meter inveja a muitos centros de saude que conheco em Lisboa... felizmente ainda bem ca para os Pets do sitio.


Duas "bombas de gasolina" que possuem a particularidade de nao ter os postos de abastecimento no chao como estamos habituados, mas... no ar.
Tanto faz por onde o veiculo a abastecer tem acesso, se possui a "tampa" do combustivel do lado direito ou esquerdo, ou ainda se e ligeiro ou pesado... basta entrar e colocar a viatura debaixo da bomba! O rapaz puxa as mangueiras de abastecimento e ja esta.

Novamente o parque Yoyogi... um local bonito para se atravessar e podemos sempre estar um pouco em contacto com o espaco verde.... nem sempre possivel nesta cidade. De facto, se achamos que em Portugal e Lisboa em particular ha poucos espacos verdes, ou poucas arvores, minha gente... venham ca! Trata-se de uma autentica muralha de alcatrao, ferro e betao, pelo que estes espacos sao mesmo um local de passagem obrigatoria, nem que seja para sentar e ler um pouco, ou simplesmente atravessar no caminho para outro lugar qualquer.

Andar de bicicleta no meio de cruzamentos bastante movimentados como Shibuya (esq) ou Ropongi (dta) ao cair da noite, e uma tarefa que deve ser encarada com algum cuidado. Apesar dos passeios estarem perfeitamente preparados para os ciclistas, na verdade por vezes tambem e mais pratico andar na via, dado que e preferivel o numero de carros ao numero de pessoas...
Daqui aproveito tambem para mandar um abraco a rapaziada do stand da Lamborghini (de certeza que leem este blog)! Permitiram que me encostasse a montra (sem chamar a policia) enquanto descansava em cima da bike e ainda me convidaram para entrar e ver os modelos de perto... fantasticos! Bom... voltar la eu posso, agora ao contrario da barbearia onde voltarei a ser cliente, aqui, parece-me pouco viavel que possa vir a adquirir um dos modelos... mas... sabe-se la.
Outro stand interessante que encontrei nesta curta digressao, foi o da Ducati. Confesso nao ser grande apreciador, mas a pedido do amigo Luis Silva que reclamava que nesta cronica nunca aparecia nada de motas.. bom.. ca esta. Tambem tenho saudades destas maquinas... mas como sabem, a minha "honda" e outra.

Ah... para terminar esta intervencao, dizer o seguinte, esta malta nao ha duvida que se preocupa com a reciclagem e levam muito a serio a seleccao e recolha do lixo. Por outro lado, para quem tenta proteger tanto o ambiente, impressionante que tudo... mas tudo.. esta embalado em sacos de plastico de forma meticulosa. Entende-se que nao e facil fazer a distribuicao de fruta, legumes, ou qualquer outro tipo de genero alimentar por estas paragens. Contudo, e notavel que algumas batatas, ou cenouras, ou mesmo umas macas, ou umas laranjas... venham em pequenos embalagens de plastico. Ele ate ha embalagens de plastico por unidade!!! Tambem existe alguma coisita a avulso sim senhores... mas pouca coisa e apenas em alguns locais.

3 comments:

W. V. D. said...

Em Faro num Hotel ainda pago 10 euritos por corte e lavagem do cabelinho :)

Unknown said...

Motos !!
Nada como duas rodas! Confessa lá que a bike foi o primeiro passso para comprares uma moto... lol!!
O stand tem mesmo bom aspecto!!

Luso abraço,
:-] LS

Hayashi said...

Grande mestre dos Algarves... aqui e carote o corte de cabelo mas o Sushi e barato.. ja o Sargo ou a Dourada estao carotes por esses lados.

Luis, ha por aqui um bacano que diz que vamos comprar uma R1 a meias... bom, elas aqui custam -40%, mas motas a meias... naaaaaaa!!