Friday 9 February 2007

My first ticket!!!

Nope... nao se trata de um bilhete para um espectaculo, desporto, cinema ou teatro... tao somente hoje fui distinguido entre muitos os que por aqui andam. E verdade, minha senhoras e meus senhores, hoje tive a minha primeira multa!!!

Vos estareis a perguntar - "Multa?! Mas agora andas de carro?", ao que eu respondo - "nope!" Minha gente, eu ja tinha ouvido falar em historias sobre o assunto, o que e certo e que nao achava que fosse uma situacao, digamos, va, real!
Um agente da autoridade qualquer, um senhor(a) responsavel pelo correcto estacionamento de velocipedes sem motor, vulgarmente conhecidos na zona da Graca por "Binas", achou que o meu veiculo nao se encontrava apropriadamente estacionado para livre circulacao de peoes... vai dai, eis que coloca um postal de boas festas no parabrisas da minha "Bina". Agora, aqui reside a duvida, mas por que e que alguem multa uma bicicleta?! Faz algum sentido?! Quero dizer... e os documentos?... aquela historieta de ficar sem carta?! Pois que, tanto quanto me foi dado a conhecer, tratam-se de alertas que nos informam estarmos a infringir regra qq e que na proxima vez devemos ter cuidado. Carissimos... eu tambem nao entendo, mas em Tokyo e assim!

Ja que estao com algum tempo, ou pelo menos nao tem mais nada que fazer (a alternativa talvez fosse estarem a trabalhar)... aproveito para mostrar-vos algumas fotos em redor do meu trabalho... local da ocorrencia.

A verdade e que passado pouco tempo de ca estarmos, acabamos por comecar a achar normal o que nos rodeia e se isso e naturalmente agradavel, porque sentimos comecar a fazer parte do meio, por outro lado acaba por tornar-se redutor quando o que esta a nossa volta e realmente espectacular.

Seguem-se algumas fotos que nao sao mais que a minha vista diaria para o mundo. Para onde quer que olhemos, a linha do horizonte encerra sempre no topo dos edificios em Tokyo. Nao tem fim.

Mesmo ao lado encontram-se uma serie de edificios governamentais que rodeiam um outro imponente e que ja tive oportunidade de visitar para tirar algumas fotos (visto para a China).

Certamente recordar-se-ao do filme 'Lost in Translation' com o excelente Bill Murray e a bonita Scarlett Johansson... foi gravado tambem aqui nas ruas de Shinjuku e em particular no Hotel Park Hyatt (http://tokyo.park.hyatt.com/hyatt/hotels/entertainment/index.jsp)
aqui a dois passos. Um grande filme que, meus amigos, mostra-vos porventura uma parte da vida em Tokyo.
O nome deste blog e apenas uma singela homenagem ao filme e por retratar de forma tao fiel a disrrupcao deste local...

Perfeccionismo!
Comecei por falar na forma empenhada e dedicada que cada uma destas pessoas carrega em cada papel que desempenha nesta sociedade, desde o 'fiscal das bicicletas' ao serralheiro que ainda num destes dias por aqui passou em frente a minha porta para fazer uma alteracao as caixas de correio. Um so homem, comecou de manha a serrar ferro e a partir pedra literalmente, para dar inicio a actividade... pois que, este senhor, repito - 1 homem so - dedicou o seu dia a completar o trabalho. Meus amigos, a noite quando cheguei, nao so tinha colocado as caixas de correio novas, como havia pintado a parede e o ferro que de manha estava a desmantelar. Impressionante.


Brincava com o amigo Kamel sobre este tema e diziamos que em Portugal esta era uma obra a ser sujeita a concurso publico para depois ser adjudicada ao sobrinho de um vereador qualquer... enfim, perdoem-me esta pequena brincadeira, mas apenas para poder ilustrar as diferencas de uma sociedade essencialmente industrial, para uma outra, vamos la, de servicos.

Estamos a falar de um povo que possui um caracter e determinacao para o perfeccionismo unicos. A forma como encaram os desafios gera-nos (Gaijin) sentimentos contraditorios. Se admiramos o sentido de correccao que tentam colocar em tudo o que fazem, por outro, o poder de decisao mais rapido e a ansiedade que nos caracteriza (linha fina a caminho do 'stress') fazem com que tenhamos alguma dificuldade em conviver com a permanente calma com que este povo enfrenta os desafios.

2 comments:

kamelspetacle said...

Ao menos é informativo, não é como a bela da multa dos nossos belos sapinhos da EMEL cá em Lisboa.
Graças a deus o Sapo Evgeniy que passou a bela da multa na Amadora por ter ido á loja de Electrodomesticos..........nunca tive de pagar! ou seja cá tb chega a ser infomrativo, mas o ticket não é tão bonito (depois envio-te se quiseres pagar a multa, eheheheh)

NiN é o programa de amanhã!
bye bye Kamel

Hayashi said...

Grande Kamel! Ouvi dizer que os teus amigos da ASAE andaram hoje a fazer penhoras de peixe e afins as portas de Lisboa... Finalmente gente que tem o que fazer! Ja os tpos da EMEL, coitados, entre dois copos de sumo e uma torrada, la passam duas multitas que servem para enfeitar o guarda-luvas do carro.