Sunday 1 July 2007

Tsukiji

Finalmente o mercado do peixe!
http://www.tsukiji-market.or.jp/youkoso/welcom_e.htm



Todos os adjectivos utilizados para descrever este local serao curtos para expressar o que o nosso olfacto nos transmite. Milhares de diferentes tipos de peixe, marisco, bivalves e por ai fora que enchem de frescura o mercado de Tsukiji.




Como esperava resolvemos visitar Tuskiji depois de uma 'night out' e o resultado foi doloroso tendo em conta a luz e Sol que ja se fazia sentir as 05:00am.
De qualquer forma, valeu o esforco e pena foi que o estomago nao estivesse virado para um pequeno almoco demasiado robusto de Sushi.

A tradicao piscatoria japonesa esta aqui bem presente com os diversos leiloes de peixe. O leilao do Atum e talvez o que mais chama atencao pelas dimensoes dos 'bichos' que estao 'estacionados' a porta.


O espaco e enorme e creio que um campo de futebol nao sera suficiente para albergar todas as 'barraquinhas' de peixe ou os locais nas docas onde este e recebido.


A vida no local e bem mexida e todos parecem saber exactamente onde, como e quando estar e que fazer. Pequenos veiculos movidos a gas servem para deslocar o pessoal do mercado e trasnportar a mercadoria. Centenas de veiculos em todas as direccoes que nos deixam um pouco atordoados a procura do melhor local para estar em seguranca.


Talvez a principal beleza deste mercado de peixe em contraste com outros, sera porventura o facto de grande parte dos 'bichos' serem conservado vivos no proprio mercado em caixas para o efeito, aquarios, tanques ou pequenos reservatorios. E verdadeiramente espectacular observar toda esta frescura e facilmente se percebe a razao porque e tao popular o peixe cru nestas bandas.


Existem ainda bancadas nas pequenas barraquinhas que sao autenticos balcoes de talho (sim de talho) que servem para cortar os maiores monstros as postas. Peixe que por vezes ate parece carne vinda do matadouro... impressionante.


Ainda tempo para podermos observar uns dos numeros de circo no local... bom... imaginem que ha um rapaz que pega em enguias vivinhas da silva, uma-a-uma, e que lhe espeta um arame na 'carola' para terem um descanso imediato. Enfim... a imagem captura esse momento.


... desperdicio que da uma ideia do lixo produzido diariamente neste local...



1 comment:

Anita said...

5 da manhã, doloroso e Tsukiji...hum...tenho uma leve sensação de déjà-vu : D